Pesquisar:

Hidroponia

Num mundo em que as preocupações ambientais e energéticas são uma realidade, a HydroGreen é uma empresa sediada em Coimbra especializada numa agricultura moderna e sustentável, com especial vocação para o sistema de cultura em hidroponia. A hidroponia permite a cultura de espécies em substrato aquoso o que por sua vez resulta num produto de qualidade superior e mais saudável.

Em termos ambientais é um sistema “amigo do ambiente” pois este sistema resulta numa poupança da ordem dos 80% no consumo de água (nenhuma água é desperdiçada) e também na diminuição significativa na aplicação de adubos (cerca de 40% menos) e de produtos fitossanitários uma vez que a produção se faz em ambiente controlado e menos sujeito a eventuais pragas e doenças.

Na lista de produtos comercializados pela HydroGreen contam-se as nabiças, alfaces, agriões, espinafre, rúcula e ervas aromáticas.
Com este sistema produtivo a HydroGreen assegura igualmente a produção das quantidades e nos prazos de entrega definidos com os clientes.

A hidroponia ou hidropónica, termos derivados de dois radicais gregos (hydor, que significa água e ponos, que significa trabalho), está a desenvolver rapidamente como meio de produção vegetal, sobretudo de hortaliças sob cultivo protegido.
A hidroponia é uma técnica alternativa de cultivo protegido, na qual o solo é substituído por uma solução aquosa contendo apenas os elementos minerais indispensáveis aos vegetais.

Realça-se que, a hidroponia está a ser utilizada como ferramenta para resolver um amplo leque de problemas, que incluem tratamentos que reduzem a contaminação do solo e da água subterrânea, o consumo de água, e manipulação dos níveis de nutrientes no produto.

O sistema hidropónico utilizada nas nossas instalações é o designado por NFT (Nutrient film technique) ou técnica do fluxo laminar de nutrientes: composto basicamente de um tanque de solução nutritiva, de um sistema de bombeamento, dos canais de cultivo e de um sistema de retorno ao tanque. A solução nutritiva é bombeada aos canais e escoa por gravidade formando uma fina lâmina de solução que irriga as raízes.

Na hidroponia, cujos sistemas são mais caros e exigentes no manuseamento, as expectativas de produção em quantidade, qualidade e segurança são maiores do que nas culturas que são produzidas de forma tradicional. Uma vez que na hidroponia,a planta encontra, em ótimas condições, os elementos que necessita (água, nutrientes, oxigénio, etc.), temos a possibilidade de controlar oscilações de produção, através doa gestão dos factores de produção fornecidos à planta.

 

 

Principais Vantagens do Sistema Hidropónico

  • Produção de melhor qualidade: as plantas crescem em um ambiente controlado, procurando atender as exigências da cultura e com isso o tamanho e a aparência de qualquer produto hidropónico são sempre iguais durante todo o ano.
  • Alta produtividade e colheita precoce: como se fornece às plantas boas condições para o seu desenvolvimento não ocorre competição por nutrientes e água, e além disso, as raízes nestas condições de cultivo não empregam demasiada energia para crescer antecipando o ponto de colheita e aumentando a produção.
  • Menor uso de agro-tóxicos e maior higienização: como não se utiliza solo, os insetos e microorganismos de solo, os nematóides e as plantas daninhas não atacam, reduzindo a quantidade de produtos defensivos utilizada.
  • Mínimo desperdício de água e nutrientes: o aproveitamento em questão é mais racional.

Cultivamos Confiança